Enriquecimento Ambiental

Todos os produtos são artesanais

Sua ave tem brinquedos? Se tem, você faz rodízio deles?

Os brinquedos não são somente uma peça de decoração para a gaiola, eles têm uma função muito além disso. Tem gente que nunca sequer colocou nada para sua ave interagir, achando que será um gasto em vão, que a ave vai destruir o brinquedo!

Os brinquedos são essenciais para os psitacídeos, pois precisam desgastar o bico e são grandes responsáveis pelo bem-estar e saúde da sua ave. Um pássaro que vive interagindo com brinquedos apresenta melhores desempenhos em suas atividades, habilidades e até mesmo reduz os gritos.

Podemos notar que a maior parte do tempo passam arrumando as penas, o que pode ser saudável ou até mesmo preocupante. Pois, em alguns casos, isso pode se tornar um problema quando começam a arrancá-las por estresse.

É neste caso que entram os brinquedos, deixando seu pássaro mais ativo, totalmente ocupado com atividades sadias e que também estimulam suas habilidades e inteligências. Por isso os veterinários especializados classificam os brinquedos como "atividades ocupacionais".

Sempre que colocar novos brinquedos, sua ave pode estranhar ou ficar desconfiada, é normal (principalmente para a ave que nunca teve brinquedo). Procure deixar longe da alimentação, pois ela pode se assustar e deixar de comer pois esta com medo de aproximar-se. No caso dos filhotes, eles aceitam melhor e conforme crescem começam a explorar mais.

Lembramos que ao adquirir brinquedos, procure profissionais no assunto, que tenham histórico em confecção de qualidade e livre de toxidades. Nossos brinquedos são todos artesanais, garantindo a máxima qualidade para você e seu pássaro.

Fique atento!

Finalidade dos Brinquedos

  • Estímulo das Habilidades e da Inteligência

    Bolas, cubos e outros brinquedos, destinados para desafios, que contenham orifícios que estimulam a busca pelo alimento que está escondido e recompensam a ave. Além dos brinquedos com cadarços para a ave desatar nós ou com argolinhas e palitos para puxar que despertam a curiosidade e o estímulo cognitivo da sua ave. Ela vai ficar horas se distraindo!

  • Estímulo Sensorial

    A maioria dos brinquedos de madeira tem essa finalidade, roer e aliviar o estresse. Brinquedos bica pedra com pedra de cálcio, cordas e bolinhas ajudam o pássaro a se entreter roendo, além de desgastar seu bico e até diminuir o tédio.

Enriquecimento Ambiental 3
  • Estímulo Social

    Nesse caso, o espelho é um grande auxiliar. Quando veem a própria imagem, adoram interagir e se comunicar. Mas cuidado se a sua ave vive sozinha! O uso excessivo pode ser prejudicial por ela entender que tem outra ali como uma companhia, no caso da ausência de outra ave.

    Por isso, é importante observar o comportamento da ave. Se ela se tornar agressiva ou apegada com o espelho, retire da gaiola.

  • Estímulo Físico e Mental

    Balanços, poleiros de cordas, escadas, pontes e rampas estimulam naturalmente os exercícios de sua ave e o gasto de energia. Evitando assim, a obesidade.

O ideal é que sua gaiola tenha pelo menos 1 brinquedo de cada categoria acima!

O Atelier dos Pássaros lembra que é necessário cuidado com os brinquedos feitos com materiais como tintas de procedência desconhecida, sizal, peças muito pequenas na qual a ave pode engolir e espelhos sem proteção em volta.

Devemos sempre manter um rodízio de brinquedos no viveiro, para que seu pássaro não venha perder o estímulo pelos brinquedos antigos e assim, deixá-los de lado. A cada duas semanas, retire os brinquedos que já estavam na gaiola e coloque outros no lugar, fazendo com que ele se interesse cada vez mais. Tenha sempre brinquedos de reserva para fazer essa troca e nunca encha a gaiola de brinquedos, pois isso pode aumentar as chances de acidentes.

O Atelier dos Pássaros tem a fabricação da nossa própria linha exclusiva de brinquedos há 13 anos, com uma variedade incrível de modelos!

Faça o seu pássaro feliz!